Cursos de extensão

Cursos de curta duração para o aperfeiçoamento, a especialização e a aquisição de conhecimento em diversas áreas de formação.

Pós-graduações

Cursos para alunos que buscam alcançar um nível superior de conhecimento, combinando experiência e um currículo prestigioso, para se destacar no mercado.

X

Nutrição Clínica e Vegetarianismo

Objetivo do curso

O curso de pós-graduação tem o objetivo de capacitar os participantes a:

  • Compreender e aliar a estratégia dietética de acordo com a condição clínica do paciente à mudança de comportamento alimentar através de uma abordagem baseada em entrevista motivacional, técnicas de terapia cognitivo-comportamental, técnicas do comer intuitivo e do comer consciente, que possibilitarão o profissional conduzir o paciente no desenvolvimento de um saudável comportamento alimentar.
  • Dominar a bioquímica e fisiologia aplicados à nutrição e ampliar o conhecimento do nutricionista clínico, focado não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também nos mecanismos metabólicos e fisiológicos relacionados.

Conteúdo programático

Introdução ao vegetarianismo / veganismo
Vegetarianismo na infância / Adolescência
Vegetarianismo na Adolescência
Vegetarianismo na fase adulta
Vegetarianismo na gestação
Exames Laboratoriais / Suplementação nutricional para vegetarianos/veganos
Suplementação nutricional para vegetarianos/veganos
Estruturação de cardápio vegetariano / vegano
Estudo de casos
Introdução a Nutrição Funcional
Vitaminas e Minerais nos alimentos
Compostos Bioativos dos alimentos / Alimentos funcionais e sua Legislação
Estudo de casos
Bioquímica e metabolismo de macronutrientes e Micronutrientes
Avaliação e diagnóstico do estado nutricional e Interpretação de exames laboratoriais
Interação fármacos e nutrientes
Doenças do Aparelho digestivo /disbiose/probióticos e prebióticos
Doenças do fígado / Vesícula Biliar / Pâncreas
Câncer
Obesidade
Doenças cardiovasculares
Diabetes
Doenças da tireoide e doenças renais, infecções do trato urinário e cálculos renais

Módulo Internacional

Parcerias internacionais

O programa MediaX da Universidade de Stanford busca estimular e inspirar os participantes por meio de apresentações da liderança intelectual de Stanford.

O Programa de Negociação (PON) desempenha um papel único na comunidade mundial de negociação. Por meio de uma visão multidisciplinar, os membros do PON buscam maneiras efetivas de lidar com conflitos e construir consenso.

O International Business Program foi desenvolvido pela School of Business Administration da University of Miami e conta com tradução simultânea e acompanhamento da coordenação brasileira.

Corpo docente

Felícia Bighetti Sarrassini

Professora
Nutricionista clínica: personal diet e Instrutora de mindful eating pelo programa Eat for Life – Centro Brasileiro de Mindiful Eating. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – EERP-USP. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – EERP-USP. Especialista em Nutrição Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP. Foi membro do GRATA – Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares e Obesidade do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Ex docente do curso de técnico em nutrição e do curso de gastronomia do SENAC Rio de Janeiro. Ex docente da Universidade de Franca – UNIFRAN no curso de nutrição

Mariana Jara

Professora
Nutricionista com 11 anos de experiência em atendimento clínico de adultos e crianças. Pós-graduada em nutrição Clínica Funcional (VP Centro de Nutrição Funcional) e MBA em Produção e Controle de Qualidade de Alimentos (Gama Filho). Possui ampla experiência em diversas áreas da nutrição como Nutrição Escolar, Hotelaria, docência e pesquisa na área de fermentação de alimentos e bebidas. Atualmente é docente de Nutrição e Gastronomia, do SENAC RJ, e nutricionista Clínica com foco em nutrição plant based e introdução alimentar.

Luciana Linhares de Azevedo Bittencourt

Professora
Nutricionista com curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura da ENSP/FIOCRUZ (2011). Mestre em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGN/UFRJ (2011). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos do Instituto de Química da UFRJ (2014-2019). Trabalhou como Professora Substituta do Instituto de Nutrição da UERJ, supervisionando e orientando alunos de Estágio em Ciência dos Alimentos. Atualmente é docente de Gastronomia e Nutrição, do SENAC RJ. Onde atuou também como coordenadora do curso técnico em Nutrição e dietética (2018 a 2020). Atualmente faz parte do corpo docente do curso de graduação em Nutrição da Universidade Estácio de Sá,  e coordena o curso de graduação da instituição no campus Ilha do Governador. Possui experiência em atendimento clinico ambulatorial, em docência e em pesquisa, principalmente nas áreas de educação nutricional na saúde pública e Ciência e tecnologia de alimentos aplicada a gastronomia e sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Microencapsulação de substâncias bioativas para aplicação fortificação alimentar e consequente diminuição das deficiências nutricionais; e Ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios com foco na alimentação saudável e sustentável.

Amanda Wanderley Viola

Professora
Nutricionista com mais de 10 anos de experiência em docência e pesquisa na área de gastronomia, mestre em Alimentos e Nutrição (UNIRIO), especialista em Nutrição Aplicada à Gastronomia (Faculdade Inspirar), em Gestão da Qualidade em Alimentação para Coletividade (UFF) e Gestão Empresarial (FGV-Rio). Atuou em diferentes áreas da nutrição relacionadas com gastronomia, qualidade e gestão empresarial do setor de alimentação. Foi coordenadora do Senac Rj do Curso Técnico em Nutrição e Dietética e instrutora da Área de Nutrição e Gastronomia no Senac Rj. Atualmente é diretora de operações de um restaurante de comida saudável na Espanha.

Fabiane Alheira

Coordenadora do Curso
É Nutricionista Clínica, possui Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com bacharelado em Nutrição e Direito. É Membro do Conselho de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Cultura do Estado.

Atua como Nutricionista Clínica em seu consultório e ministra palestras sobre os diversos temas relacionados à área.  Foi Responsável pelo Projeto Piloto Latino-Americano de Avaliação de Resíduos Orgânicos com o PNUMA /Planeta Orgânico / SEBRAE – seguindo a metodologia do Projeto Piloto em Londres, bem como outros projetos na área de Nutrição.

Foi professora substituta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ministrando disciplinas do Departamento de Nutrição Experimental (Legislação Alimentar, Composição Química de Alimentos e Bromatologia). Trabalhou na ANS (Agência Nacional de saúde Suplementar), exercendo a função de fiscal por 7 anos.

Baixe a ementa completa


*Campos obrigatórios
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam. Os dados coletados são tratados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento.

O que nossos alunos
estão dizendo sobre o curso

Precisa de mais informações?

Preencha o formulário ao lado pare receber um contato do nosso time de consultores.


*Campos obrigatórios
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam. Os dados coletados são tratados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento.

©IBE Saúde | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS